Lisboa |
Solenidade de Pentecostes na Sé de Lisboa
“Ofereçamos Cristo à cidade que O espera”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera que é “na dimensão interpessoal que a cidade pode acontecer”. Na Solenidade de Pentecostes, na Sé Patriarcal, D. Manuel Clemente convidou os cristãos a “colaborar na construção da cidade”.

“Podemos e devemos colaborar na construção da cidade. Reconhecendo tudo o que de bom cada um transporte, na pluralidade de tradições e projetos que nos traga. E tendo bem presente a exortação de São Pedro à pequena comunidade cristã de Roma, muito limitada que estava num mundo tão diverso e já hostil: «no íntimo do vosso coração, confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça; com mansidão e respeito, mantendo limpa a consciência, de modo que os que caluniam a vossa boa conduta em Cristo sejam confundidos, naquilo mesmo em que dizem mal de vós» (1 Pe 3, 15-16). Palavras oportunas para o Pentecostes que havemos de cumprir hoje em dia. Ofereçamos Cristo à cidade que O espera. Sabemo-lo nós, saibamo-lo para todos”, convidou o Cardeal-Patriarca, na manhã do passado Domingo, 23 de maio.

Na sua homilia, D. Manuel Clemente tinha começado por lembrar que a Solenidade de Pentecostes marca o fim do tempo pascal. “É caso para agradecer muito a Deus. É caso para nos perguntarmos se tudo passou da grandeza da Palavra ouvida e da beleza dos ritos celebrados para o nosso coração convertido e ainda mais apaixonado por Cristo. Por Cristo e pelo Evangelho vivo que nos deixou, para o anunciarmos por palavras e obras”, questionou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES