Lisboa |
Solenidade de Santo António de Lisboa
“Santo António era extremamente sal, onde chegava, conservava”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa convidou a seguir o exemplo de Santo António e ser, como ele, “sal da terra e luz do mundo”. D. Manuel Clemente presidiu à Solenidade de Santo António.

Na Igreja de Santo António de Lisboa, na manhã de 13 de junho, o Cardeal-Patriarca lembrou a vida do santo português, mas um “santo do mundo”. “Santo António era extremamente sal, onde chegava, conservava e não deixava que as coisas se estragassem. E isto é um dever de todos nós. Onde há alguém que viva no espírito de António e que viva o Evangelho como ele viveu, as coisas não se estragam. Porque realmente, face a qualquer situação, só temos uma opção: ou estamos do lado do problema ou estamos do lado da solução. E ser sal da Terra é estar sempre do lado da solução”, apontou, destacando que Santo António era também “luz do mundo”.

Nesta celebração, transmitida pela RTP, D. Manuel Clemente destacou ainda a “irradiação universal” do santo português, um homem “realmente marcante”, que está “no coração dos lisboetas”. “Há, nesta nossa cidade de Lisboa – e isso têm-se manifestado durante a pandemia – gente de boa vontade, de grande abnegação, de grande cuidado pelos outros. São também a figuração viva do Evangelho porque o Espírito de Jesus Cristo trabalha onde quer, dentro e fora das fronteiras da Igreja. E há tanta santidade, tanto Evangelho praticado, tanta Luz de Cristo demonstrada”, afirmou.

No final, à porta da Igreja de Santo António, o Cardeal-Patriarca benzeu a cidade de Lisboa com a relíquia do santo português. “Com ele, havemos de levar isto de vencida”, declarou.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES