Lisboa |
Programa e Calendário Pastoral 2021-2022
“Só em conjunto podemos viver e trabalhar como Igreja de Cristo”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou a importância da sinodalidade. Numa mensagem no Programa e Calendário Pastoral 2021-2022, D. Manuel Clemente destacou o caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023.

No texto com o título ‘Rejuvenescendo a Igreja’, o Cardeal-Patriarca começa por dar “graças a Deus por tanto que aconteceu” no Sínodo Diocesano e, sobretudo, “pela experiência de sinodalidade”. “Como sobressaiu no encontro final de avaliação, foi precisamente este ponto da ‘sinodalidade’ o que mais nos marcou e continuará a marcar. Creio que ficámos mais conscientes ainda de que só em conjunto podemos viver e trabalhar como Igreja de Cristo. Em todas as instâncias de participação, de cada comunidade à Diocese no seu todo, não podemos nem queremos prosseguir senão assim”, escreveu. A preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 é “um caminho sinodal também”. “Já muitos trabalham para ela e ainda mais serão. Seremos todos, de um modo ou de outro, pela oração, pela resposta ao que for pedido, pela missão comum”, desejou D. Manuel Clemente, sublinhando o “grande fruto” que será o “rejuvenescimento eclesial” que a JMJ proporciona.

Com o tema «“Maria levantou-se e partiu apressadamente” - O sonho missionário de chegar a todos os jovens», o Programa Pastoral 2021-2023 tem como horizonte global concretizar-se em três objetivos: Objetivo 1 - Juntos, a caminho, para uma JMJ de todos e para todos; Objetivo 2 - Jovens protagonistas e corresponsáveis; Objetivo 3 - Igreja em saída missionária.

Informações: www.patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES