Lisboa |
Pastoral Penitenciária
“Fomentar a ação pastoral em todas as prisões”
<<
1/
>>
Imagem

O coordenador nacional da Pastoral Penitenciária deseja constituir, até 2023, equipas de voluntários em cada uma das dioceses, para “fomentar a ação pastoral em todos os estabelecimentos prisionais” do país. No XVI Encontro Nacional de Colaboradores e Voluntários Prisionais, que decorreu em formato online, a 10 de julho, o padre José Luís Costa desejou o envolvimento, no apoio aos reclusos, não apenas dos capelães, mas de toda a comunidade cristã, e alertou para a necessidade de a preocupação ser estendida às famílias dos reclusos, tendo em conta “os desafios de ordem social” que vivem. Já D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, convidou à criação de “grupos de reflexão de reclusos cristãos” nas cadeias. Sendo os estabelecimentos prisionais “uma periferia”, o prelado apelou ainda à ação junto das comunidades locais, para serem mais próximas dos reclusos.

Sónia Rosendo, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, sublinhou o papel do voluntário na “reabilitação” da pessoa reclusa, em especial “no regresso à vida em sociedade”, e apontou ao lançamento do Programa de Gestão do Voluntariado em Meio Prisional, em parceria com a cooperativa de solidariedade ‘Aproximar’.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES