Lisboa |
Decreto do Cardeal-Patriarca
Nomeações para o Ano Pastoral 2021-2022
<<
1/
>>
Imagem

Dom Manuel III, Cardeal-Presbítero da Santa Igreja Romana, do título de Santo António dos Portugueses no Campo de Marte, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, Patriarca de Lisboa.


Aos que este Decreto virem, saúde e bênção

 

O Bispo, princípio visível de unidade na sua Igreja, é chamado a edificar incessantemente a Igreja particular na comunhão de todos os seus membros, e destes com a Igreja universal, vigiando para que os diversos dons e ministérios contribuam para a comum edificação dos crentes e para a difusão do Evangelho (ApS, 8), até que todos tenham alcançado a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito, a medida da estatura, da plenitude de Cristo (Ef. 4, 13). Deve fazê-lo com amor de pai, do povo santo de Deus, juntamente com os presbíteros, colaboradores do Bispo no seu ministério, e com os diáconos (Pastor Gregis, 7).

Assim, para que os fiéis cresçam na santidade pela celebração dos sacramentos e vivam o mistério pascal (cf. cân. 387), HAVEMOS POR BEM NOMEAR: 

 

| PÁROCOS |

* P. António José da Cruz Costa Tavares, Pároco de São Mamede, na cidade de Lisboa, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. António Rodrigues Borges da Silva, Pároco de São Pedro em Alcântara, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Artur Luís Delgado Farinha Alves, Pároco de Nossa Senhora das Dores de Laveiras-Caxias, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Feliz Vieira Pires, SCJ, Pároco do Sagrado Coração de Jesus do Forte da Casa, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Joaquim da Nazaré Domingos, Pároco de Nossa Senhora dos Mártires da Serra do Bouro.

* Cón. Jorge Manuel Tomaz Dias, Pároco de Santa Maria Maior da Sé Patriarcal, acumulando com os anteriores ofícios.

* P. Thiago Gimenez Porto Leite, Pároco de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira, de Santa Ana da Carnota e de São Domingos de São Domingos de Carmões, acumulando com os anteriores ofícios.

 

| VIGÁRIOS PAROQUIAIS |

* P. António Pedro de Melo Vieira Ribeiro de Matos, Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações.

* P. Anton Istuk, Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos e de São Jorge de Arroios, na cidade de Lisboa.

* P. Eduardo Lopes Gonçalves, Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Mártires da Serra do Bouro, sendo dispensado do ofício de Pároco da mesma.

* P. João Bernardo Rebelo de Sousa e Silva, Vigário Paroquial de São Pedro e São Tiago de Torres Vedras e de Santa Maria e São Miguel de Torres Vedras.

* P. João Daniel Figueiredo Brito, SJ, Vigário Paroquial de Santo António do Estoril, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Joaquim Daniel Vieira Loureiro, Vigário Paroquial de Santa Maria Maior da Sé Patriarcal, acumulando com os anteriores ofícios.

* P. Jorge Manuel Couto Gonçalves, SCJ, Vigário Paroquial de São Romão de Carnaxide e de São Miguel de Queijas, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. José Joaquim Mendes da Costa, SCJ, Vigário Paroquial do Imaculado Coração de Maria de Alfragide, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Miguel Jorge Correia Ferreira Pereira, Vigário Paroquial de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier, na cidade de Lisboa, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Patrice Nikiema, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, de Santa Bárbara da Marquiteira e de Nossa Senhora da Saúde e São Sebastião da Marteleira.

* P. Pedro Correia Guedes Galhardo de Figueiredo, Vigário Paroquial de Santa Maria dos Olivais e de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul, na cidade de Lisboa.

* P. Romualdo Carbajal Salas, Vigário Paroquial de São Pedro de Caneças.

 

| SEMINÁRIOS |

* P. Romualdo Carbajal Salas, Diretor Espiritual do Seminário Diocesano Redemptoris Mater de Nossa Senhora de Fátima.

 

| CAPELANIAS |

* P. José Rosário Freitas Costa, SCJ, Capelão do Hospital de Santa Cruz, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Valter Henrique Machado Malaquias, Capelão da Universidade Lusíada em Lisboa, acumulando com os anteriores ofícios.

 

Dispensamos de ofícios:

* O P. Angel Cárceles Pizarro, de Diretor Espiritual do Seminário Diocesano Redemptoris Mater e de Vigário Paroquial de Caneças.

*  O P. Tiago José Quadros Esteves, de Vigário Paroquial de Olivais e Olivais Sul.

 

Lisboa, na Cúria Patriarcal, aos 16 de Julho de 2021.

 

† MANUEL, Cardeal-Patriarca

L+S

Cón. Jorge Manuel Tomaz Dias

Chanceler

A OPINIÃO DE
P. Manuel Barbosa, scj
1. Estamos em plena fase diocesana do processo sinodal, que vai até ao verão de 2022. Importa recordar...
ver [+]

António Bagão Félix
Há uns dias, deparei com um belo texto do sacerdote e teólogo italiano Ermes Ronchi. A certa altura,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES