Lisboa |
Morreu Acácio Catarino, presidente da Cáritas durante 17 anos
“Foi um dos grandes especialistas portugueses na área da política social e do voluntariado”
<<
1/
>>
Imagem

A Cáritas Portuguesa recebeu “com tristeza” a notícia do falecimento de Acácio Catarino, antigo presidente da instituição entre 1982 e 1999, que morreu a 2 de setembro, aos 86 anos, vítima de doença prolongada.

“Foi um dos grandes especialistas portugueses na área da política social e do voluntariado. Deixa um contributo para o pensamento social português, vincado nas diferentes responsabilidades que foi assumindo ao longo da sua vida. Não poderíamos deixar de destacar a marca que deixa na história da Cáritas em Portugal”, recorda um comunicado da instituição, sublinhando que “para a Igreja Católica deixa também um testemunho de grande humanismo tendo sido uma voz de rigor e defesa determinada dos direitos humanos”.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou, numa nota, o testemunho de Acácio Catarino, “defensor das causas sociais e do voluntariado, homem responsável e solidário que deixa a Portugal um exemplo de entrega às várias instituições sociais que liderou”.

Já o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, D. José Traquina, sublinhou, à Agência Ecclesia, o “grande testemunho” deste leigo cristão e a “sua dedicação à causa do bem comum, da justiça social”.

Licenciado em Sociologia, Acácio Catarino foi consultor da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, presidente da Comissão Executiva do Instituto do Emprego e Formação Profissional, colaborou no Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e foi presidente da mesa da assembleia-geral da Fundação João XXXIII, em Ribamar, entre outros cargos.

A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
A ecologia parece um assunto novo. Ampliado pelo actual sobressalto ambiental, o termo e o tema determinam hoje muito da nossa agenda pública.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
De entre os episódios de violência e perseguição contra cristãos, têm vindo em particular evidência nos últimos tempos os ocorridos na Nigéria.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES