Artigos |
Isilda Pegado
A Escola

1. Sinto-lhe o cheiro! Do tempo em que Setembro era o mês de preparar a entrada na Escola. O cheiro a lápis ou borracha novos, os livros por forrar ou os cadernos para etiquetar… tudo isto é um mar, que durante anos nos lança na vida com emoções, passos concretos e resultado.

E porque temos desses tempos a noção do que construímos, crescemos e vivemos, sentimos saudades. Uma saudade acompanhada de sorriso. Que nos remete para a aventura de mais um ano que começa, o reencontro com os amigos e/ou conhecer novos amigos. Este tempo é uma época singular e determinante de toda a vida.

2. Há amigos de escola, com quem privamos, diariamente, durante 6, 7, 10 anos seguidos. Em qualquer nível de ensino, esta proximidade diária traz as oportunidades da amizade, da cumplicidade, do apoio, do espanto com o outro, ou até mesmo, de caminhos profissionais e pessoais que definem a nossa vida.

3. A Escola é a Liberdade de andar sozinho, pela rua, de saltar muros, de parar a ver uma montra ou de correr para não chegar atrasado à aula. E conseguimos!

Crescemos com os outros, de uma forma que nem percebemos, mas interiorizamos paulatinamente. Gerimos a pertença ao grupo (com aqueles com quem nos reconhecemos e, sem os outros) para nos apoiarmos, para gerir as forças e as fraquezas.

4. E mais tarde, de outro modo, voltamos à Escola… com os nossos filhos. De novo, aquele cheiro a borracha nova, a lápis afiado ou à cola que se colocam no estojo novo.

Quando estão os novos livros, para forrar, na mesa está já presente esta aventura, agora na vida deles. Fazemos projetos, por eles e, por nós.

5. O Professor, olhado com alguma desconfiança (porque me vai classificar) é também muito querido. Que saudade dos Professores da nossa vida! Gera-se enorme adesão à pessoa do Professor, ao estilo e ao saber. A Escola é o tempo por excelência para receber os Saberes e me construir com Amor, Solidariedade, Liberdade, Magia, Resiliência e tantos outros atributos.

6. Porém, e por ser tão apta a este encanto e absorção, é também cobiçada por alguns, que pretendem fazer da Escola viveiros de Ideologias contrárias à Verdade, à realidade das coisas e até contrárias a este espírito de comunhão (e que apontam mais para o individualismo e o livre arbítrio).

7. A Escola precisa de ter por detrás de si, a Família de cada criança, de todas as crianças, que querendo o Bem maior para os seus filhos, são capazes de dizer “sim” ou “não” àquelas ideologias ou actos menos próprios.

Como dizia um autor Italiano (D. Luigi Giussani) – “A genialidade de uma família, está na escolha da escola que a ajuda a educar os seus filhos”.

Porque a educação é dada pelos pais, ajudados pela Escola.

8. Hoje, a Escola é de difícil escolha para alguns, mas aos pais pede-se a intervenção na vida escolar dos filhos. Aos pais, pede-se atenção e muitos cuidados, para que os filhos, mais tarde, não lhes sejam estranhos. É um trabalho difícil, que exige cautelas e empenho, mas determinante na educação dos filhos, e na criação de uma Sociedade Saudável.

Este trabalho, árduo… no fim, dará a mesma alegria e saudade sorridente, igual à que temos quando recordamos os nossos cadernos novos, o nosso primeiro dia de aulas. E isso, “é tudo muito Bom”!

Da Escola, sinto-lhe o cheiro!

Como bem diz o Fado – “De Coimbra, fica o sonho e fica a Graça… fica um tempo que não passa…”

Bom ano escolar!

 

foto por Tima Miroshnichenko @ Pexels