Lisboa |
Conferência Episcopal Portuguesa
Igreja em Portugal cria grupo coordenador para a situação dos abusos sexuais
<<
1/
>>
Imagem

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está a constituir um grupo coordenador, a partir das comissões diocesanas, para a situação dos abusos sexuais por parte de membros do clero. A informação foi avançada pelo porta-voz do organismo, padre Manuel Barbosa, acrescentando que este grupo visa “criar critérios e procedimentos comuns e tratar da questão da formação e da troca de experiências entre os elementos das comissões”. “Se a CEP julgar conveniente, poderá tomar outras medidas, sempre no propósito de rejeitar qualquer encobrimento de casos, de fazer justiça às vítimas e respeitar a verdade histórica das denúncias apresentadas”, referiu o sacerdote, em conferência de imprensa, no dia 12 de outubro, no final da reunião do Conselho Permanente da CEP, em Fátima.

O porta-voz da Conferência Episcopal garantiu ainda que “todos os casos de denúncias, se fundamentados, são comunicados às autoridades”. “A Igreja reconhece a gravidade da situação dos abusos de menores e adultos vulneráveis e continua a tratá-la com toda a seriedade, a partir de cada diocese”, assegurou o padre Manuel Barbosa, sublinhando que o tema vai ser levado à Assembleia Plenária da CEP, de 8 a 11 de novembro.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES