CNE Região de Lisboa |
23 de abril
Dia de São Jorge: Patrono Mundial do Escutismo
<<
1/
>>
Imagem

O dia 23 de abril é uma data importante para o movimento escutista. Celebra-se a vida do Patrono Mundial do Escutismo, São Jorge, também conhecido como ‘santo guerreiro’. Este ano, a Região de Lisboa comemora esta data nos Olivais, neste Domingo, dia 23, num dia cheio de jogos, diversão e partilha.

 

São Jorge: o Santo Guerreiro

São Jorge, também conhecido como ‘santo guerreiro’, é um dos mais conhecidos santos da Igreja, e a sua reputação continua viva. Não há grandes registos históricos da sua vida, contudo, o facto é que o seu culto se espalhou rapidamente a partir da Palestina. As lendas em torno desta figura descrevem-no, geralmente, como cavaleiro da Capadócia (atual Turquia) que resgatou uma donzela de um dragão. O detalhe do dragão é considerado um acrescento medieval à lenda já existente sobre este santo. Mais tarde, vítima da perseguição do Imperador Diocleciano, terá sido torturado e decapitado devido à fé que sempre, e destemidamente, defendeu. O seu martírio é celebrado liturgicamente pela Igreja no dia 23 de abril.

Tendo o escutismo nascido em Inglaterra, Baden-Powell confiou a São Jorge o movimento escutista mundial. Por isso, São Jorge é o patrono mundial do escutismo, representando a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus.

 

Celebrar o Patrono Mundial do Escutismo

Todos os anos, no dia 23 de abril, celebra-se o Patrono Mundial do Escutismo, numa festa que junta todas as secções, num dia de animação, jogos e muitos desafios. A edição deste ano junta os escuteiros da Região de Lisboa no Vale do Silêncio, nos Olivais, com o tema “The 100 Games”, alusivo ao centenário do CNE – Corpo Nacional de Escutas.

texto por Ruben Durães
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES