Lisboa |
1511-2011
Dominicanos celebram 500 anos do sermão de António de Montesinos
<<
1/
>>
Imagem

Os Dominicanos vão assinalar 500 anos do sermão de António de Montesinos (1511-2011), precisamente 500 anos depois, nas mesmas datas litúrgicas e históricas, com diversas actividades.

 

Foi no IV Domingo do Advento do ano de 1511 que na ilha de Santo Domingo de La Hispaniola, actual República Dominicana e Haiti, que frei António de Montesinos, em nome da comunidade, prega um sermão em que defende os direitos dos Índios. Este sermão tornou-se o grande testemunho de uma Igreja perto dos pobres e dos indefesos, abrindo uma dimensão profética da justiça e paz.

Os Dominicanos assinalam este acontecimento em várias actividades: dia 17de Dezembro, com o Retiro de Advento, das 9h30 às 18h, com o tema ‘Por caminhos da justiça e da verdade’, e duas conferências; dia 18, IV Domingo do Advento, às 12h, Missa com distribuição de um pequeno livro com o Sermão de António de Montesinos; a 19 de Dezembro, às 21h, exibição do filme ‘También la lluvia’, que faz alusão ao sermão de Montesinos; finalmente, dia 21 de Dezembro, a partir das 21h30, leitura do Sermão de António de Montesinos, por Luís Miguel Cintra (durante a leitura serão cantadas algumas peças gregorianas de Advento). Todas estas iniciativas decorrem no Convento de São Domingos, em Lisboa.

 

Informações: 210322300 ou isdomingos@dominicanos.com.pt

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES