Lisboa |
Patriarca latino de Jerusalém em Lisboa
O desejo de uma Europa atenta ao Médio Oriente
<<
1/
>>
Imagem
O Patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Fouad Twal, defendeu, em Lisboa, um maior envolvimento dos portugueses e dos europeus nas questões no Médio Oriente.

 

“Quero que estejam mais envolvidos no papel político e que não deixem esse papel político como monopólio para outros países como Israel e os Estados Unidos da América”, exortou, numa palestra na Universidade Católica em Lisboa, no passado dia 14, em que debateu a situação dos cristãos no Médio Oriente. O Patriarca latino de Jerusalém, que tinha presidido, na véspera, às cerimónias do 13 de maio, renovou o apelo deixado em Fátima por uma maior proximidade entre o Ocidente e o Oriente, fazendo uma analogia com Timor-Leste e recordando o drama dos territórios ocupados. “Podem compreender melhor a nossa situação se se lembrarem dos compatriotas de Timor-Leste durante a ocupação da Indonésia – um exemplo de resistência e perseverança para os palestinianos, que estão a passar por um sofrimento semelhante há tantos anos”, apontou monsenhor Fouad Twal.

 

Ordem do Mérito

O Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, atribuiu a Grã-Cruz da Ordem de Mérito ao Patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Fouad Twal. A condecoração foi imposta dia 13 de maio pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, em representação do presidente, numa cerimónia que decorreu na Nunciatura Apostólica [embaixada da Santa Sé], em Lisboa.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES