Mundo |
Papa Francisco recorda os mártires da Igreja na visita à Albânia
A fé na clandestinidade
<<
1/
>>
Imagem
Têm 84 e 85 anos. Estiveram presos e foram maltratados. Nunca pensaram que iriam sobreviver às torturas a que foram sujeitos. O Padre Ernesto Simoni e a Irmã Maria Caleta são hoje o símbolo da coragem do povo albanês que sofreu uma das mais terríveis ditaduras de que há memória.

 

O Papa Francisco não conseguiu conter as lágrimas. A seu lado, na Catedral de São Paulo, em Tirana, o Padre Ernesto Simoni, um sacerdote diocesano de 84 anos, recordou a sua experiência na prisão, os tempos em que foi torturado, condenado a trabalhos forçados por nunca ter renegado Cristo. O Papa Francisco enxugou as lágrimas quando o Padre Ernesto lembrou esses tempos de ditadura estalinista em que na Albânia se decretou a morte das religiões.

 

Ditadura feroz

As igrejas foram fechadas, convertidas em lojas ou ginásios. Os padres e as religiosas foram assassinados ou presos. Alguns passaram à clandestinidade. Mas acabariam por ser denunciados e presos. Tal como o Padre Simoni, também a Irmã Maria Caleta, de 85 anos, recordou as décadas de ditadura feroz em que a Albânia se fechou ao mundo logo no final da II Guerra Mundial. Presa, condenada também a trabalhos forçados, a Irmã Caleta nunca renunciou a Deus e demonstrou nesses anos sombrios uma coragem invulgar que ainda hoje a surpreende.

 

Coragem assombrosa

Um dia, caminhava numa rua quando foi abordada por uma mulher, que pertencia a uma família comunista, que lhe pediu para baptizar o filho. Podia ser uma armadilha. Mas como dizer não? Ali mesmo, em plena rua, pegou num pouco de água, verteu-a sobre a cabeça da criança e baptizou-a. Arriscou tudo naquele gesto. Arriscou a própria vida. Hoje, ao lembrar esse episódio, ao lado do Papa Francisco, a Irmã Maria Caleta diz-se assombrada pela sua própria coragem, por ter feito tanto com tão pouco.

 

Violenta perseguição

A pior censura é a que se instala dentro das pessoas, a que nasce do medo. Na Albânia, durante a ditadura de Enver Hoxha, que liderou o país com mão de ferro desde a II Guerra Mundial até 1985, qualquer pessoa podia ser denunciada. A posse de um terço, de uma Bíblia, de um crucifixo, era suficiente para condenar alguém à morte. A Igreja praticamente sucumbiu perante a violenta perseguição de que foi alvo. Centenas de padres e religiosas foram mortos. Muitos foram fuzilados enquanto gritavam “Viva Cristo-Rei!”

 

Ateísmo oficial

O regime foi implacável: acabou com os símbolos religiosos e decretou o regime como sendo oficialmente ateu. Perseguiu, maltratou, violentou padres e freiras. Lançou o medo nas pessoas. Ainda hoje se sente um vazio em muitas aldeias dispersas nas montanhas.
São poucos os católicos albaneses. Talvez não representem mais de 10 % da população total do país. Apesar disso, foram dos mais perseguidos durante o tempo desta ditadura a que o Papa Francisco classificou como o “Inverno do isolamento”. Um Inverno que deu ao mundo um extraordinário exemplo de fé e de coragem contra todos aqueles que quiserem fechar o país a cadeado, como se as consciências pudessem ser agrilhoadas por decreto.

 

Recomeçar de novo

O país de Madre Teresa de Calcutá começa agora a sair da penumbra do passado, a descobrir a força da democracia, a importância do convívio fraterno entre religiões. Ao escutar as memórias sofridas do Padre Ernesto Simoni e da Irmã Maria Caleta, o Papa Francisco lembrou-lhes que “Deus nunca os abandonou”. Num tempo em que o Cristianismo está profundamente ameaçado no Médio Oriente, onde radicais islâmicos impõem as suas regras à força das armas, essa é uma certeza que deve mobilizar toda a comunidade. A ditadura estalinista caiu, as igrejas abriram as suas portas e o povo voltou a rezar em voz alta sem medo de ser preso, torturado e morto. Hoje, na Albânia, a Igreja precisa de ajuda. É preciso voltar a catequizar as crianças e os jovens, voltar a encher os seminários, trazer de novo a fé viva para as ruas. A Igreja da Albânia precisa de ajuda, da nossa ajuda.

texto por Paulo Aido, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES