Lisboa |
Patriarcado organizou Fórum das Missões
“A missão é a alma da Igreja”
<<
1/
>>
Imagem
Video
O Cardeal-Patriarca de Lisboa pediu “compromisso missionário” às famílias e às comunidades. Numa mensagem-vídeo de encerramento do Fórum das Missões, D. Manuel Clemente lembrou que “muito perto de nós existe lugar para a missão”.

 

“A missão é a alma da Igreja”. Foi desta forma que o Cardeal-Patriarca de Lisboa iniciou a conclusão do Fórum das Missões, que decorreu na paróquia da Portela, em Lisboa, nos dias 17 e 18 de outubro. Numa vídeo, que pode ser visto no canal do YouTube do Patriarcado (www.youtube.com/patriarcadolx/videos), D. Manuel Clemente lembrou o Sínodo Diocesano 2016, que tem como objetivo “a conversão missionária das comunidades”. “Nós temos que ganhar nas famílias, nas comunidades esta amplidão de horizontes e também de compromisso – às vezes nem é preciso ir muito longe, porque muito perto de nós existe lugar para a missão, às vezes nas nossas próprias casas, nos nossos próprios prédios, nos empregos, nas profissões, na cultura, em todo o lado é espaço para missão”, lembrou, sublinhando igualmente a importância da missão ad gentes: “Outras vezes a missão é longe, onde nos pedem ajuda, onde esperam por nós”.

 

_____________


Sector de Animação Missionária

O Sector de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa, liderado pelo cónego Daniel Henriques, promove e dinamiza iniciativas pastorais que visem infundir e aprofundar nas comunidades diocesana e paroquiais a consciência da dimensão missionária. Durante o Fórum das Missões, este departamento da Cúria Diocesana apresentou os seus objetivos: “Incentivar a perspetiva da missão ad gentes e a cooperação da Diocese de Lisboa com outras Igrejas irmãs, de modo particular com as que tiveram origem na missionação portuguesa; e promover, no espaço da diocese, ações de evangelização nas zonas e sectores mais descristianizados, em ritmo missionário”.

Informações: www.missao.patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES