Lisboa |
Visita Pastoral à paróquia de Santa Ana da Carnota
Chegar aos que estão sós
<<
1/
>>
Imagem

O encerramento da Visita Pastoral, o Crisma e a tomada de posse do novo pároco marcaram o último sábado, 31 de outubro, na paróquia de Santa Ana da Carnota, na Vigararia de Alenquer. À comunidade paroquial, D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa, garantiu que “Deus não desistiu” de ninguém, seja qual for o “drama ou a dificuldade”.

 

Nesta Visita Pastoral “houve um testemunho impressionante de fé”, garante o padre Daniel Almeida, que foi, até há poucos dias, pároco de Santa Ana da Carnota. Numa das habituais visitas, feitas na companhia do Bispo Auxiliar de Lisboa D. José Traquina, “encontrámos um empresário que nos disse não ter como pagar aos seus trabalhadores. Ele refugiou-se e rezou, pedindo ao Senhor que o ajudasse. No dia seguinte, recebeu um cliente novo e conseguiu recuperar algum do dinheiro que lhe deviam. Nesse dia fomos visitá-lo. Assim que nos viu ficou muito emocionado, porque reconheceu que tinha sido Cristo que tinha ido ao seu próprio encontro, na pessoa do Bispo, imagem do Bom Pastor”, conta ao Jornal VOZ DA VERDADE o padre Daniel, antigo pároco de Santa Ana da Carnota que recebeu a Visita Pastoral na semana antes da tomada de posse do novo pároco, padre Francisco Ludovino.

 

Solidão e dispersão

Carnota tem aproximadamente 1700 habitantes e é uma paróquia muito marcada pela “solidão e pela dispersão”, observa o padre Daniel Almeida. Por isso, os desafios deste sacerdote, que agora passa o ‘testemunho’ ao novo pároco, foram tentar “chegar aos outros, num grande trabalho de evangelização”, refere, recordando um dos momentos mais marcantes da sua missão: “Uma vez, com as Irmãs Missionárias Apóstolas da Palavra, fomos a um lugar mais isolado onde nos esperava uma senhora, com 40-50 anos. Ao ver-nos, emocionou-se porque viu que foi a sua Igreja que se aproximou dela, foi ao seu encontro. Foi um momento emocionante para mim”.

Entre 2009 e 2012, antes de ser nomeado pároco, este jovem sacerdote foi coadjutor da paróquia de Santa Ana da Carnota, altura em que viu nascer o agrupamento de escuteiros que hoje é um movimento dinamizador da comunidade cristã. “Há 5 anos, estive cá na abertura do agrupamento de escuteiros que foi fundado pelo então pároco, padre Rui Pedro Carvalho”, lembra. “A minha obra foi continuar essa obra. O agrupamento 1343 do CNE é uma mais-valia para a comunidade cristã e para a comunidade no seu todo”, afirma o padre Daniel Almeida que destaca a importância de um outro movimento que ajuda a contrariar os problemas do envelhecimento e isolamento. “Nesta terra, não há tanta carência [económica] por ser uma paróquia rural, onde os mais necessitados cultivam os terrenos mas, mesmo assim, existem oito famílias a quem levamos um cabaz de alimentos, em pareceria com a Irmandade dos Passos, em Alenquer. O grande trabalho deste grupo é fazer companhia aos mais isolados que são carenciados do carinho, da presença, da amizade, da companhia”, refere, destacando igualmente a catequese com 50 crianças.

Sobre os momentos mais marcantes que viveu como pastor da paróquia da Carnota, o padre Daniel destaca a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, há um ano, as experiências de evangelização com as Irmãs Missionárias Apóstolas da Palavra, “correndo toda a paróquia, anunciando Cristo e a sua presença na Igreja” e, mais recentemente, a Visita Pastoral.

 

Deus não desistiu

Na homilia da celebração que marcou o encerramento da Visita Pastoral à paróquia, a tomada de posse do novo pároco e o Crisma de cerca de duas dezenas de jovens, D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa, agradeceu “os gestos, a simpatia e receções” que sentiu e recordou qual o objetivo da presença do Bispo. “Esta visita do Bispo tem a missão de dizer a esta comunidade, a estes cristãos, que Deus vos ama e que não desistiu de nenhum paroquiano de Santa Ana da Carnota. O Pastor vem para confirmar na fé. Se os cristãos assumem o seu batismo, assumem a sua identidade, recebem o Bispo, celebram a fé com o Bispo, recebem do Bispo esta palavra: Deus não desistiu de nenhum de vós, seja qual for o drama ou a dificuldade”, reforçou.

 

Desafio

A paróquia de Santa Ana da Carnota, que foi entregue aos cuidados pastorais do padre Francisco Ludovino, traz um desafio concreto ao novo pároco: “A dispersão, com um grande número de capelas é desafiante”, salienta ao Jornal VOZ DA VERDADE o padre Francisco, apontando o escutismo e a catequese como veículos da evangelização. “Nas primeiras reuniões, já me apercebi que os escuteiros movimentam a vida desta paróquia e, juntamente com a catequese, creio que passará por aqui a evangelização”, conta o sacerdote, frisando que “o desafio é sempre o mesmo: evangelizar”. “É com alegria que estou ao serviço”, afirma.

 

________________

 

A Visita Pastoral à paróquia da Ota decorreu entre 29 de outubro e 1 de novembro, com a presença do Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes.

texto e fotos por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES