Lisboa |
Visita Pastoral à paróquia de Abrigada
“Não nos sintamos sozinhos”
<<
1/
>>
Imagem

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. José Traquina convidou os paroquianos de Abrigada a darem “testemunho” e a “não terem vergonha” de serem cristãos. No final de uma Visita Pastoral “muito feliz”, o prelado garantiu que Deus está com a sua Igreja.

 

“Deus é para nós um Deus comprometido. É um Deus que nos faz a promessa de nos acompanhar. Não nos sintamos sozinhos. No meio das dificuldades, a Palavra de Deus é uma palavra à coragem”, afirmou o Bispo Auxiliar do Patriarcado, na celebração de encerramento da Visita Pastoral. Na igreja paroquial de Abrigada, no passado dia 29 de novembro, D. José Traquina lembrou que aquele era o primeiro Domingo do Advento, o tempo litúrgico de preparação para o Natal, para sublinhar que “a vinda de Jesus ao mundo é para fazer encontro com a humanidade”.

Esta celebração ficou ainda marcada pelo sacramento da Confirmação a 46 jovens e adultos da paróquia. “Do Evangelho retiro duas palavras que gostava que os crismandos fixassem, não só para hoje mas para as suas vidas: vigiai e orai. Se o Senhor Jesus nos dá estas duas palavras, Ele está a olhar por nós como Bom Pastor. Vigiar é uma atitude que exige inteligência, concentração e prudência”, observou D. José Traquina.

Na sua homilia, o Bispo Auxiliar de Lisboa desafiou ainda esta paróquia da Vigararia de Alenquer a ser “forte no testemunho”. “Não ter vergonha de dizer que somos cristãos. Não ter vergonha de dizer: ‘Eu sinto-me bem como cristão, eu faço a minha oração e sinto-me bem, eu sinto-me feliz na caminhada cristã’. Se alguém se rir, não pensem que eles têm melhor, porque não há melhor! A experiência cristã é mesmo muito boa e não temos de ter vergonha daquilo que é bom. Se Deus nos dá tudo, como não havemos de ser gratos?”, questionou.

 

“Visita muito feliz”

Foram seis dias de Visita Pastoral à paróquia de Nossa Senhora da Graça de Abrigada, entre os dias 24 e 29 de novembro, com D. José Traquina a visitar o Instituto da Sãozinha, a Cidadela Arco-Íris, a junta de freguesia, o agrupamento de escolas, as fábricas, as empresas, os doentes e idosos, os lares, a Cáritas paroquial, as coletividades, os bombeiros e o Clube dos Caçadores, a presidir à Eucaristia em diversos lugares da paróquia (São Roque, Estribeiro, Cabanas do Chão, Bairro e Atouguia), ao Sacramento da Santa Unção e à Exposição e Adoração do Santíssimo Sacramento, a confessar e a encontrar-se com todos os movimentos e grupos pastorais, a catequese e os crismandos. “Foi uma visita muito feliz para o Pastor, muito agradável, e tenho de salientar o acolhimento que recebi nas diversas visitas”, frisou D. José Traquina, no início da sua homilia, na Missa de encerramento da Visita Pastoral à paróquia de Abrigada, observando que esta foi “a última paróquia da Vigararia de Alenquer” que visitou.

O pároco de Abrigada, padre José António, faz, ao Jornal VOZ DA VERDADE, um “ótimo balanço” da Visita Pastoral e destaca a proximidade sentida durante os seis dias de visita. “Foram dias vividos em família, com o senhor Bispo, com a comunidade. Houve um ótimo acolhimento das pessoas, da sociedade civil, das escolas, das empresas, das coletividades, e também uma grande proximidade com todas as pessoas”. Este sacerdote, de 52 anos, recorda em particular a pergunta que uma criança da catequese fez a D. José Traquina: ‘O que reza e o que pede a Deus?’. “O senhor Bispo respondeu que pedia ao Senhor para lhe dar um amor generoso. Foi muito bonito, porque hoje facilmente nos fechamos, somos egoístas. E disse ainda que pedia ao Espírito que, a cada dia, o purificasse, o fortalecesse e o iluminasse”, conta.

Presente nesta paróquia desde 2011, o padre José António salienta “o povo bom e sensível” de Abrigada. “O senhor D. José encontrou uma comunidade viva, aberta à fé, que tem muito este espírito de família”, destaca.

 

__________________

 

Conhecer a ‘Sãozinha’

A Visita Pastoral à paróquia de Abrigada iniciou-se a 24 de novembro, com a visita ao Instituto da Sãozinha, que se dedica às crianças e aos idosos e faz do sonho da pequena ‘Florinha de Abrigada’ uma concretização diária.

 

__________________

 

Visita à Cidadela Arco-Íris

Ainda no primeiro dia de Visita Pastoral a Abrigada, D. José Traquina visitou a Cidadela Arco-Íris, que está situada no espaço geográfico desta paróquia e que é uma das 33 Cidadelas existentes nos cinco continentes. As Cidadelas são uma das mais típicas realizações do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES