Lisboa |
Festa de São José, no Seminário de Caparide
“Três atitudes de José são fundamentais para a construção da Igreja”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa desafiou a comunidade do Seminário de São José de Caparide à “obediência”, ao “cuidado” e à “discrição”.

 

“Caros amigos deste tempo propedêutico, caros colegas sacerdotes, caros irmãos: as três atitudes de José – a obediência, o cuidado e a discrição – são fundamentais para a construção da Igreja”, sublinhou D. Manuel Clemente, na Festa de São José, no Seminário de Caparide, no final de tarde do passado dia 19 de março. “Em primeiro lugar, a obediência, ou seja, a disponibilidade interior, este acolhimento da vontade de Deus, que é fundamental para que Cristo continue a crescer no mundo. Depois, o cuidado, porque em qualquer vocação sacerdotal ou pastoral, é essencial o cuidado pelos outros. O ter os outros em atenção é uma característica fundamental de uma vocação. Sobre a discrição, de José não temos uma única palavra nos Evangelhos, mas temos as atitudes essenciais. José faz aquilo que deve fazer e fá-lo discretamente”, desenvolveu o Cardeal-Patriarca, durante a celebração na capela deste seminário diocesano, que tem como diretor o padre Rui de Jesus e cuja comunidade é constituída atualmente por 21 seminaristas de sete dioceses. “Obediência, cuidado e discrição: que programa, meus caros amigos! E que exercício para esta casa, que tem como padroeiro São José”, terminou D. Manuel Clemente.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Rosário Beja
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES