Lisboa |
Conselho Presbiteral
Novo ano pastoral no Patriarcado vai ser dedicado à Liturgia
<<
1/
>>
Imagem

‘Fazer viver a Liturgia como lugar de encontro’ vai ser o tema do próximo ano pastoral 2018-2019 no Patriarcado de Lisboa e serviu de mote para a reflexão do Conselho Presbiteral, que esteve reunido no Seminário dos Olivais, nos 22 e 23 de maio.

Este tema surge na continuação da receção da Constituição Sinodal de Lisboa e quer ajudar a uma maior valorização da Liturgia enquanto “encontro com o Deus de Jesus Cristo e com a comunidade cristã”, explicou àquele órgão consultivo diocesano o Cardeal-Patriarca de Lisboa. Segundo D. Manuel Clemente, estes temas que vão sendo propostos para a pastoral da diocese “não substituem a ação pastoral do dia a dia que deve ocupar 95% da ação dos sacerdotes” porque, frisa, “o grande programa é corresponder às necessidades das pessoas com a Palavra de Deus e os sacramentos”.

Referindo-se a este tema da liturgia, o Cardeal-Patriarca destacou que, naqueles que participam na Eucaristia, “há pouco conhecimento do que significam os diversos ritos da liturgia”, e acentuou que “o Domingo é, por excelência, o momento de encontro” da comunidade com Jesus Cristo.  

Nesta sessão do Conselho Presbiteral da Diocese de Lisboa, o cónego Luís Manuel Pereira da Silva, diretor do Departamento da Liturgia do Patriarcado de Lisboa e pároco da Sé Patriarcal, apresentou ainda uma síntese de diversos documentos do Magistério da Igreja sobre a Liturgia, acentuando a sua importância na vida e no ministério sacerdotal e na formação litúrgica da comunidade. “Ao Departamento da Liturgia foram ainda entregues diversas propostas para a valorização e vivência do novo ano pastoral que, juntamente com todas as outras propostas que surgem dos diversos organismos diocesanos, vão servir para pensar a pastoral do próximo ano”, informa um comunicado.

foto por Filipe Amorim
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES