Vocações |
Padre Bernardo Trocado
O Setor de Animação Vocacional tem um novo Diretor
<<
1/
>>
Imagem

“Sendo necessário substituir o Ex.mo e Rev.mo Senhor Cón. José Miguel Barata Pereira no ofício de Diretor do Serviço da Animação Vocacional, e achando-se na pessoa do Rev.mo P. Bernardo Freire de Andrade Trocado, as qualidades necessárias para o desempenho do referido ofício;

HAVEMOS POR BEM nomear o Rev.mo P. Bernardo Freire de Andrade Trocado Diretor do Serviço de Animação Vocacional dentro das leis gerais da Igreja e particulares deste Patriarcado de Lisboa.” (Decreto da Nomeação, 21 de Setembro de 2018)

 

Rezemos pelo P. Bernardo Trocado para que cumpra esta sua nova missão com um coração santo e zelo pastoral, para maior glória de Deus.

 

_____________


Agenda Vocacional

Outubro

2 de Outubro: Terça.com Vocação

16 de Outubro: Terça.com Namorados

27-28 Outubro: Retiro para Casais novos (Pastoral Familiar)

 

Novembro

2-4 Novembro: Retiro Espiritual “Pit Stop”

6 de Novembro: Terça.com Vocação

11-18 de Novembro: Semana de oração pelos Seminários

14 de Novembro: Vigília Oração (Seminário Olivais)

20 de novembro: Terça.com Namorados

23-24 Novembro (Retiro Vocacional 12o e universitários, Seminário de Caparide)

 

Dezembro

2 de Dezembro: Ordenações Diaconais

4 de Dezembro: Terça.com Vocação

15 e 16 e 17 de Dezembro: Estágio Natal (Pré Seminário)

18 de Dezembro: Terça.com Namorados

19-22 Dezembro: Luzeiro de Natal (Campos de Férias Vocacional para raparigas do 7o ao 12o)

19-22 Campanário de Natal (Pré Seminário)

 

Janeiro

8 Janeiro - Terça.com Vocação

15 de Janeiro - Terça.com Namorados

 

Fevereiro

1 de Fevereiro - Vigília de oração pelos consagrados (Igreja Sagrado Coração Jesus)

2 de Fevereiro - Dia do Consagrado

5 de Fevereiro -Terça.com Vocação

19 de Fevereiro - Terça.com Namorados

16 de Fevereiro: Caminhada para Namorados e casais novos. (Pastoral Familiar)

 

Março

5 de Março - Terça.com Vocação

19 de Março - Terça.com Namorados

22-23 Março - Retiro Espiritual “Pit Stop”

30-31 Março: Retiro Namorados (Pastoral Familiar)

 

Abril

2 de Abril -Terça.com Vocação

16 de Abril - Terça.com Namorados

5-7 de Abril (Retiro Vocacional 12o e universitários -Seminário Caparide)

11-14 de Abril: Luzeiro da Páscoa (Campos de Férias Vocacional para raparigas do 7o ao 12o)

14-17 de Abril (Campanário Páscoa, Pré-Seminário)

11-13 de Abril (Estágio Páscoa)

 

Maio

7 de Maio - Terça.com Vocação

21 de Maio - Terça.com Namorados

Seminário aberto: 5 de Maio (seminário Olivais)

5-12 Maio: Semana.com (será necessário especificar o que é?)

Vigília oração pelas vocações (seminário Olivais): 9 de Maio

17-19 de Maio - Retiro Espiritual “Pit Stop”

 

Junho

4 de Junho - Terça.com Vocação

18 de Junho - Terça.com Namorados

25-28 Junho (Estágio Verão)

30 de Junho - Ordenações Presbiterais (Jerónimos)

 

Julho

2 de Julho - Terça.com Vocação

3-7 de Julho: Luzeiro de Verão (Campos de Férias Vocacional para raparigas do 7o ao 12o)

8-12 de Julho (Campanário 9o a 12o)

 

_____________


Da Palavra nasce a Vocação

“Estar em missão é estar à escuta e à espreita”

 

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” 

Isaías 6:8

 

Fui missionária em Moçambique, Lichinga, entre 2008 e 2010. Dediquei grande parte do meu tempo a dar apoio a crianças órfãs, dei aulas de alfabetização, apoio num jornal de estudantes, catequese no estabelecimento prisional, fiz parte do coro da Sé Catedral e, talvez o mais importante, estive com as pessoas.

Quando se chega a uma cidade como Lichinga, são as condições precárias de vida que mais nos surpreendem. Mas depois de desfeitas as malas, reparamos na alegria das crianças que brincam descontraidamente, na vida que parece invadir as pessoas.

O grande desafio é deixar que as coisas, as pessoas, nos toquem, nos surpreendam. É preciso deixar entre parêntesis aquilo que se acredita ser melhor, tendo a humildade de acolher outra cultura. E colocar as contrariedades nas mãos de Deus. Se não estamos dispostos a aprender, nunca conseguiremos compreender e nunca poderemos ajudar.

A quem se entrega, tudo encanta: o sol, as pessoas, os sorrisos, as cores, a chuva que parece arrastar os céus para a terra e o cheiro da terra depois da chuva, o matope*, os chapas*, os cânticos, os batuques, as danças, os mercados, as mamãs de capulana* e a vida vivida de um modo tão espontâneo.

Estar em missão é estar à escuta e à espreita, como imanga* que se entrega, numa machamba* que tem tanto para dar e receber.

 

texto por Suzana Vila Branco

 

* Matope = solo ensopado em água / Chapa = pequeno transporte público / Capulana = tecido tradicional moçambicano / Imanga = grão de milho / Machamba = campo cultivado.

 

Decálogo da missão:

Nada recusar, para tudo agradecer

Nada pedir, para tudo merecer

Nada exigir, para tudo esperar

Nada dizer, para tudo entender

Nada julgar, para tudo crer

Nada negar, para tudo conseguir

Nada querer, para tudo ganhar

Nada destruir, para tudo renovar

Nada excluir, para tudo amar

Nada ter, para tudo ser.

 

_____________


Geocaching Vocacional: Filhas da Caridade Canossianas Missionárias

Um Dom, uma Família, uma Missão

 

É inevitável falar de um Instituo religioso, sem falar daquela figura particular, que aberta à ação do Espirito Santo de Deus, dá forma a um carisma: um Dom, uma família, uma missão. Para nós essa figura foi Santa Madalena de Canossa, nascida em 1774, Verona-Itália, fundadora da nossa Família Religiosa constituída de Irmãs, Padres, Irmãos e Leigos. Madalena Gabriela de Canossa foi e continua a ser um testemunho   muito atual, quando se trata de descer as periferias da existência como pede o Papa Francisco. A seu tempo ela deixou o requinte do palácio Canossa, onde vivia como Marquesa para ir viver nas periferias de Verona e responder à algumas das   pobrezas presente naquela realidade como consequência da revolução francesa. E foi com obras de Misericórdia que ela procurou dar respostas: acolhendo os órfãos, meninas abandonadas, mulheres desorientadas, tirando-as da ignorância, e fazendo com que se aproximassem do conhecimento e da experiencia do amor de Deus.

O Instituto das Filhas da Caridade Canossianas Missionárias nasce em maio de 1808 quando se solidifica em Madalena a experiencia de amar   apaixonadamente Jesus Cristo Crucificado sem todavia desviar os olhos do próximo. Movida por esta caridade extrema, cuja origem está em Cristo crucificado, e exemplificado em Maria mãe das Dores, Madalena doa toda a sua vida em três dimensões apostólicas que constitui o especifico da missão canossiana: A educação, a evangelização e a assistência aos doentes.  Madalena definiu assim o estilo da missão Canossiana: Educar a partir do coração, com amabilidade, firmeza e alegria; Evangelizar de modo a suscitar nos irmãos uma resposta amorosa, coerente e livre a Cristo Jesus; e assistir os doentes com invencível paciência e docilidade. Esta febre santa da caridade levou Madalena a compreender a necessidade de promover a pessoa humana em todo o arco da sua vida, consciente de que em toda e qualquer fase da vida é vantajoso para a pessoa humana conhecer e amar a Deus, autor de toda a vida, levando-a a fazer experiência do seu amor misericordioso. Alias, segundo Santa Madalena, este é o maior ato de caridade que nós Filhas da Caridade Canossianas podemos fazer:  contribuir para que os irmãos e irmãs através dos nossos serviços de caridade conheçam e amem a Deus.

O carisma que se resume em: Comtempla e faz, atravessou fronteiras estabelecendo-se nos 5 continentes, 33 países, 308 comunidades, 2374 Irmãs. Em Portugal, temos duas comunidades: uma em Queluz de Baixo - Lisboa e outra no Porto.

Na fidelidade ao carisma do Instituto, a nossa comunidade de Queluz de Baixo, paróquia de Barcarena, procura viver a encarnação no hoje da história caminhando com os tempos, contando também com a preciosa presença e apoio das leigas canossianas, que dentro da sua vocação especifica partilham connosco deste mesmo carisma da caridade. Dedicamos nossa vida à educação dos pequeninos: creche e pré-escolar, serviço de evangelização na paróquia e banco alimentar para famílias em situação de carência na freguesia.

É com muita alegria que nos preparamos para celebrar os 50 anos da presença do carisma canossiano nesta Igreja local. Que Sta. Madalena de Canossa e Sta. Josefina Bakhita nossa irmã universal, interceda por todos nós!

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES