Lisboa |
195ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
“Os jovens como sujeitos ativos da missão”
<<
1/
>>
Imagem

Os bispos portugueses, reunidos em Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), consideram que o documento final do Sínodo dos Bispos constitui “um mapa” para orientar “os próximos passos” da Igreja.

“Com o apoio dos delegados da CEP à XV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, D. Joaquim Mendes e D. António Azevedo, sobre «os jovens, a fé e o discernimento vocacional», a Assembleia acolheu as principais propostas e recomendações concretas. O documento final constitui um mapa para orientar os próximos passos que a Igreja é chamada a seguir: avançar em estilo sinodal; tomar os jovens como sujeitos ativos da missão e protagonistas na vida eclesial; elaborar um Diretório de pastoral juvenil em chave nacional a nível nacional”, refere o comunicado final da 195ª Assembleia Plenária da CEP, que decorreu em Fátima, de 12 a 15 de novembro.

A reunião aprovou ainda a Nota Pastoral ‘Do coração de Cristo para o coração do mundo’, por ocasião dos 175 anos do Apostolado da Oração. “O sentido de interioridade na união entre oração e vida, a renovação da consciência missionária e apostólica dos leigos e a colaboração e diálogo entre instituições de diferentes confissões cristãs, religiões e mesmo com os não crentes são alguns desafios a salientar ao longo deste ano de celebrações”, aponta o comunicado final.

Os prelados manifestaram ainda “preocupação com notícias acerca do tráfico de pessoas, escravatura e exploração humana, também no nosso país”, pedindo “maior atenção das autoridades e da sociedade a este problema”. Finalmente, lembraram o centenário do fim da primeira guerra mundial, a 11 de novembro, recordando ser “essencial que a paz assente sempre na defesa da dignidade humana, na procura do bem comum, na solidariedade efetiva entre os povos, na caridade e na justiça, valores evangélicos inerentes à mensagem cristã”.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES