Lisboa |
Conferência Episcopal e as eleições legislativas
Bispos portugueses apelam à “estabilidade, paz social e justiça”
<<
1/
>>
Imagem

Estabilidade, paz social e justiça. São estes os pedidos dos bispos portugueses aos deputados eleitos nas eleições legislativas do passado dia 6 de outubro.

Segundo o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), os bispos apelam aos eleitos “para, na sua ação política, cuidarem da estabilidade, da paz social e da justiça, do incremento da solidariedade social na atenção aos mais pobres e às instituições de solidariedade social”, mas “também o respeito pela dignidade humana integral, pelos valores da vida e da família”, adiantou o padre Manuel Barbosa. Em conferência de imprensa em Fátima, após reunião do Conselho Permanente da CEP, no dia 8 de outubro, o sacerdote manifestou “o respeito pela vontade popular”, mas, ao mesmo tempo, “alguma preocupação pela abstenção”. Segundo os bispos, a abstenção “pode significar muita coisa e os agentes políticos devem também analisar, e certamente o farão, mas pode também significar uma exigência de maior dignificação da ação política”.

O padre Manuel Barbosa anunciou ainda que os bispos acompanham com a oração, como o Papa pediu, os trabalhos do Sínodo da Amazónia. Finalmente, a CEP manifestou um voto de pesar pelo falecimento de Diogo Freitas do Amaral, que “teve um papel relevante na consolidação da democracia em Portugal”, e outro voto de pesar pela morte da economista Manuela Silva, “uma mulher de causas sociais, pelo testemunho e empenhamento que ela colocava em todas essas causas, quer quando exerceu cargos governamentais, quer sobretudo na Comissão Nacional Justiça e Paz”.

foto por Agência ECCLESIA/PR
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES