
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou no início da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, em Fátima, que a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa recebe em agosto de 2023, precisa do “contributo de todos”.
“Cada vez mais sentimos que só com o contributo de todos – invocando e acolhendo o Espírito de Deus – vai ser possível acolher, no mesmo Espírito, os jovens de todo o mundo e fazer acontecer o milagre do encontro com Cristo Vivo”, assinalou D. José Ornelas, na abertura da 204.ª Assembleia Plenária da CEP, que decorre até quinta-feira.
Falando das várias iniciativas de preparação que estão em curso, o bispo de Leiria-Fátima indicou que as mesmas não se dirigem apenas aos cristãos, mas pretendem “envolver e contar com a colaboração ativa de quantos se sentem motivados a juntar-se, na variedade das opções religiosas e sociais, para sonhar e lutar por um mundo mais humano para todos”, onde as diferenças “sejam respeitadas e não constituam motivo de segregação, de conflitos e de guerras”.
“Desejamos, antes, que possa afirmar-se no compromisso de cuidar desta terra, dom de Deus e casa comum da humanidade e dos que nela habitam, para que a ninguém falte a liberdade e os meios essenciais para uma vida digna, na justiça e na paz”, prosseguiu.
A JMJ Lisboa 2023, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto do próximo ano, foi apresentado como “o maior encontro de jovens a nível mundial”.
___________
D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, inscreveu o grupo “Bispos de Portugal” na JMJ Lisboa 2023, durante a Assembleia Plenária do episcopado, em Fátima.