Lisboa |
FEC divulga dados
Mais de 500 portugueses participam em ações de voluntariado missionário internacional
<<
1/
>>
Imagem
São 548 os jovens e adultos portugueses que vão partir, ou já partiram, para realizar projetos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento ao longo deste ano 2014.

 

“Os principais continentes a receber voluntários são o de África, América do Sul, América Central e Ásia”, informa a FEC – Fundação Fé e Cooperação, um organismo da Igreja Católica em Portugal, que tem a missão de promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas, inspirados pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja Católica. “Entre projetos de curta e longa duração, Cabo Verde vai acolher 143 voluntários, Moçambique acolhe 94, a Guiné-Bissau acolhe 90, Angola acolhe 74, São Tomé e Príncipe acolhe 78, o Brasil acolhe 45 e Timor-Leste acolhe 14. Para a Zâmbia partem ainda 2 voluntários e para o México partem 4”, assinala a FEC, com base num “inquérito feito às 61 Entidades que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC, ao qual responderam 49 (mais 12 do que no ano anterior) sendo que das 61, 38 enviam voluntários em missão (mais uma do que em 2013). Entre elas estão: ONGD, IPSS, Associações Juvenis, Congregações Religiosas, Paróquias, Dioceses, Fundações e grupos informais de jovens e adultos”.

 

Repetir experiências

As informações agora reveladas pela Fundação Fé e Cooperação salientam que “a maioria dos voluntários que parte são estudantes e pessoas empregadas que dedicam a suas férias à missão”. “Muitos [127 pessoas] já partem repetindo experiências passadas”, observam. Nos projetos de curta duração, ou seja, missões que podem ir entre 15 dias a 6 meses, partem para os países em desenvolvimento 514 pessoas. Em projetos de longa duração (entre 7 meses a 2 ou mais anos) partem 34. “Destes, 63% são mulheres e 37% homens. No total, são 548 voluntários que vão em 2014 contribuir para o desenvolvimento de países de África, América do Sul, América Central e Ásia”, referem, sublinhando que “a grande maioria dos voluntários que parte em 2014 tem entre 18 e 30 anos”.

As principais áreas de intervenção das entidades durante a sua presença em projetos de voluntariado missionário são a “agricultura, animação sociocultural, construção de infraestruturas, educação e formação, pastoral, saúde, dinamização comunitária, entre outras necessidades sentidas no decorrer dos projetos”. No entanto, refere o comunicado, “o principal enfoque dos voluntários continua a ser a educação e a formação, tendo um total de 30% de entidades envolvidas nestes projetos. O trabalho pastoral e a saúde vêm logo a seguir, num total de 24 e 23 (respetivamente) entidades a trabalhar nestas áreas”.

 

Missão em Portugal

Em Portugal, segundo os dados da FEC, são perto e mil as pessoas que realizam atividades de voluntariado/missão. “São um total de 992 jovens e adultos que ao longo deste ano realizam atividades de voluntariado missionário em Portugal, com uma duração que pode ser uma vez por dia, uma vez por semana, uma vez por mês, uma semana por ano, e outras, mas com uma regularidade assegurada. Este trabalho é desenvolvido em todas as áreas do país, tendo uma incidência maior em Lisboa e Vale do Tejo com um total de 532 voluntários a desenvolver atividades e também em Trás-os-Montes e Alto Douro com 158 voluntários ativos e nas Beiras (Alta e Baixa) com um total de 125 voluntários em ação”, frisa a FEC – Fundação Fé e Cooperação.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES