Lisboa |
apagar
Doentes do Telhal vão ver o Papa

Na comemoração dos 125 anos da Casa de Saúde do Telhal, a instituição organizou uma peregrinação a Roma com os seus doentes, que vai decorrer de 18 a 21 de junho, estando previsto ver o Papa. Vai ser no dia 20 de junho que um grupo de doentes da Casa de Saúde do Telhal – uma instituição assistencial dos Irmãos de São João de Deus, que acolhe pessoas adultas com problemas de saúde mental – vai participar na audiência Papal. Esta iniciativa decorre do âmbito da peregrinação a Roma, que vai decorrer de 18 a 21 de junho. “Com esta iniciativa, promovida pelo Serviço de Pastoral da Saúde da Casa de Saúde do Telhal, pretende-se proporcionar aos doentes um encontro especial e agregador de sentido para as suas vidas, reforçando a sua identidade eclesial e a sua consciência de serem também eles parte integrante de uma Igreja universal; não apenas recetores de solidariedade caritativa, mas inseridos, a pleno título, na vida e na missão da Igreja, ‘um tesouro precioso na Igreja’, como afirmou o próprio Papa Francisco”, refere um comunicado da instituição.

A dinamizar esta peregrinação, e a acompanhar este grupo de peregrinos, vão estar o assistente espiritual da Casa de Saúde do Telhal, Fernando d’Oliveira, e a psiquiatra Margarida Neto, que “acreditam que neste gesto de humanização está também implícito um gesto de valorização da vida das pessoas com doença mental, da animação da sua fé e do reforço da sua dimensão espiritual, da sua autoestima e da sua dignificação”, salienta a nota.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES