Artigos |
apagar
Equipas de Nossa Senhora: 70 anos das ENS ao serviço do amor
Estamos a celebrar 70 anos da história das ENS e mais de 50 da história do Movimento em Portugal. O itinerário feito ao longo destes anos ao serviço do amor, desperta em nós uma reflexão sobre a responsabilidade que cada um tem como baptizado: a de acolher Jesus, e de implantar o Reino de Deus. E para nós, casais das ENS esta responsabilidade radica no aprofundamento da espiritualidade conjugal, fruto da inspiração do Padre Caffarel.

Estivemos reunidos em Fátima, no Encontro Nacional, no fim-de-semana de 21 e 22 de Novembro. O Encontro foi pautado por um ambiente de festa, de celebração e de confronto com a essência da nossa missão hoje como casais cristãos na Igreja e no mundo. A nossa história como Movimento é uma história ao serviço do amor e uma história do amor de Deus derramado por cada um de nós.

Tivemos oportunidade de revisitar ao longo deste encontro o caminho que as ENS fazem para o encontro verdadeiro com Deus. Ele traduz-se numa prática da vivência do amor conjugal tornado sacramento, pela fidelidade à Carta e aos pontos concretos de esforço. O aperfeiçoamento da espiritualidade conjugal faz-se pela transformação dos nossos corações e das nossas vidas com verdade procurando desenvolver atitudes de vida, procurando discernir o projecto que Deus tem para cada um de nós, para o nosso casal, para as nossas famílias.

No editorial que o Padre Caffarel escreveu em 1945 “Deus, o primeiro a ser amado” recorda-nos uma vez mais a grande orientação que as ENS proclamam e particularmente agora que celebram o 70º aniversário. Este é o grande farol das nossas vidas como casais cristãos comprometidos com a evangelização que começa hoje pelas nossas famílias. Ensinar a amar é um projecto difícil mas urgente e possível. É um caminho de avanços e retrocessos, uma aprendizagem para toda a vida.

Desde o Encontro Internacional de Lourdes, vivemos em Portugal a vocação e a missão das ENS animados pelo desejo intenso de sermos comunidades vivas de casais, profundamente sintonizados com as três orientações: testemunhar uma felicidade fundada no Evangelho, testemunhar o Evangelho do matrimónio e sermos testemunhas comprometidas em difundir a espiritualidade conjugal e o sacramento do matrimónio às novas gerações. O caminho que procuraremos percorrer, inspirados também pelo ensinamentos de S. Paulo, pretende responder a algumas questões concretas, para nós hoje, casais das ENS, cuja missão é “anunciar ao mundo que o Matrimónio está ao serviço do amor, da felicidade e da santidade:”

Volvidos 70 anos, o desafio que se nos coloca é saber como podemos levar Cristo às famílias utilizando a metodologia das ENS. Como podemos transmitir a fé, alimentar a esperança e oferecer o amor? Como devemos testemunhar a presença de Cristo nas nossas vidas de casal e de família nas ENS, na Igreja e no mundo? Como podemos intervir no todo social de forma a alterar a ausência de alguns valores cristãos? E tudo isto porquê? Porque não basta ser feliz um pouco, nem ser feliz por pouco tempo, mas de procurar ser feliz a vida inteira, com a proposta de Jesus “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo, 14, 5-7).

Saímos deste Encontro cheios de esperança. Pedimos a Deus que nos conceda a graça de poderemos ser resposta a todos quantos ainda acreditam que Jesus é o caminho. Senhor fica junto de todos os casais desta Supra-Região Portugal e de todas as suas famílias, para que em conjunto possamos caminhar com confiança e sejamos fermento de Paz e de alegria na encruzilhada das nossas vidas. Faz de nós companheiros de viagem e juntos, convidaremos a felicidade e o amor a remarem, e o sonho a tomar o leme dos nossos rumos.

Virgem Mãe intercede por todos nós junto de Teu Filho! Dá-nos Jesus! Ensina-nos a segui-Lo e a amá-Lo cada vez mais!

 

texto em www.ensportugal.org