Lisboa |
Formação Permanente
Clero de Lisboa reflete sobre periferias
<<
1/
>>
Imagem

‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’ é o tema da Formação Permanente do Clero da diocese, que vai decorrer de 28 a 30 de janeiro, na casa geral da CONFHIC (Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição), em Linda-a-Pastora.

Ao longo de três dias, os padres e os diáconos permanentes da diocese vão-se reunir para refletir sobre o tema do ano pastoral no Patriarcado de Lisboa, que tem sido dedicado à caridade. Entre os oradores, destaque para as presenças de D. António Couto, Bispo de Lamego, que vai falar sobre o ‘Fundamento Bíblico da Caridade cristã’ e ‘Cuidar das Periferias: o horizonte da Caridade cristã’, e de dois antigos Bispos Auxiliares de Lisboa, D. Nuno Brás, atualmente Bispo do Funchal, e D. José Traquina, Bispo de Santarém, que vão refletir sobre ‘A Caridade pastoral, princípio animador da espiritualidade sacerdotal’ e ‘A Caridade fraterna presbiteral’, respetivamente.

A Formação Permanente do Clero vai ter ainda quatro painéis de debate. No primeiro dia, Sandra Anastácio (Ajuda de Berço), André Costa Jorge (Serviço Jesuíta de apoio aos Refugiados) e Isabel Galriça Neto (Cuidados Paliativos) vão abordar ‘O caminho nalgumas Periferias’, enquanto no dia 29 de janeiro o painel é dedicado à ‘Espiritualidade sacerdotal ao serviço dos pobres’ e conta com a participação dos padres Pedro Quintela, de Vale d’Acor, e Horácio Rossas, Comboniano. No último dia de formação, têm lugar os painéis ‘Dois ambientes de vida fraterna’, com os padres Filipe Santos e Victor Feytor Pinto, e ‘Testemunhos sacerdotais de vida fraterna’, com os sacerdotes Luís Alberto Carvalho, Gianfranco Bianco e Bernardo Trocado.

A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Na impossibilidade de celebrações eucarísticas presenciais, em boa hora a Conferência Episcopal Portuguesa...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Alguns católicos querem, ao contrário dos bispos, mais missas, para pedir o fim da epidemia, mas essas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES