Artigos |
P. Manuel Barbosa, scj
Consagrados para evangelizar

Começa hoje a Semana do Consagrado, que decorre de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor e Dia do Consagrado. A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e as Conferências dos Institutos de Vida Consagrada (CIRP e CNISP) escolheram o lema “Consagrados para evangelizar” para orientar este tempo de oração, reflexão e conhecimento desta forma de existência cristã.

Desde o início do seu ministério pontifício com o programa pastoral da “Alegria do Evangelho”, repetidas vezes o Papa Francisco tem apelado a este dinamismo essencial da vida cristã que é a missão, a evangelização. De um recente encontro com os consagrados em Maputo, recupero uma passagem em que o Santo Padre refere a evangelização como inerente à vida cristã e, como é óbvio, também à vocação de consagração que assumem os membros dos Institutos Religiosos, das Sociedades de Vida Apostólica, dos Institutos Seculares e das Ordens Contemplativas: “A vossa vocação é evangelizar; a vocação da Igreja é evangelizar; a identidade da Igreja é evangelizar. Não é fazer proselitismo! O proselitismo não é evangelização. O proselitismo não é cristão. A nossa vocação é evangelizar. A identidade da Igreja é evangelizar”. A dedicação total à missão e à evangelização é inerente à vida consagrada, que é e se torna missão à imagem de toda a vida de Jesus.

Por esta ocasião, o Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios partilha connosco uma mensagem na mesma tonalidade. “As várias formas de Vida Consagrada têm um contributo específico e decisivo a dar neste processo evangelizador. Tal como sucedeu nas grandes vagas da evangelização, em que foi essencial o papel das comunidades monásticas, das ordens e dos institutos missionários, também agora, essas e outras formas de consagração se revestem de grande importância… A missão evangelizadora de cada consagrado, assumida segundo o projeto da própria congregação ou instituto e em diálogo e comunhão com outras realidades eclesiais, é verdadeiramente profética”.

 

Na mesma mensagem salienta a Semana do Consagrado como “ocasião para conhecer melhor esta realidade tão rica e multiforme da vida da Igreja” e como “oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho que os vários institutos e congregações desenvolvem ao serviço da sociedade, nos mais variados domínios”. Termina desejando que seja um “momento para dar graças a Deus pelo testemunho e dedicação dos consagrados e consagradas na ação evangelizadora da Igreja, e para pedir que o Senhor a todos renove no entusiasmo pela missão”.

 

Por feliz coincidência e por decisão do Papa Francisco, neste terceiro domingo do tempo comum celebra-se pela primeira vez o Domingo da Palavra. Um convite a centrar as nossas vidas na Palavra de Deus, na celebração litúrgica e na vida quotidiana. Um convite a estarmos unidos nas nossas comunidades e em comunhão com os irmãos das comunidades de outras confissões cristãs, como vivemos na semana de oração pela unidade dos cristãos que ontem terminou. Evangelização é igualmente o dinamismo subjacente a todo o itinerário da Jornada Mundial da Juventude que terá o seu ponto culminante no verão de 2022. Vemos assim que não faltam motivos para recentrarmos as nossas vidas cristãs e consagradas na evangelização, no testemunho e no anúncio do Evangelho que é Jesus Cristo.

 

Evangelizar diz respeito a toda a Igreja e, nesta semana em especial, a todos os consagrados e consagradas com quem nos sentimos irmanados na oração e no mútuo conhecimento. Participar na vigília de oração na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ao Marquês (21 horas) e na Santa Missa da Apresentação do Senhor e Dia do Consagrado na Sé Patriarcal de Lisboa (19 horas) constituirá certamente admirável sinal da nossa sintonia cristã na evangelização.


Boa Semana do Consagrado, centrada na Palavra de Deus, a ser rezada, meditada, vivida e anunciada!