Lisboa |
Padre Cruz
Sessão de clausura com transmissão em direto
<<
1/
>>
Imagem

A sessão de clausura do processo diocesano supletivo para a causa de beatificação do Padre Cruz, presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no próximo dia 17 de dezembro, quinta-feira, às 15h00, na Igreja de São Vicente de Fora, vai ter transmissão vídeo, em direto, através do site e redes sociais do Patriarcado de Lisboa e dos Jesuítas em Portugal. Segundo um comunicado, “a celebração é aberta à participação dos fiéis e serão observadas as medidas sanitárias em vigor”.

O processo de canonização do Padre Cruz teve início a 10 de março de 1951 e a fase diocesana decorreu até 18 setembro de 1965, “data em que foi entregue na Sagrada Congregação para a Causa dos Santos Cópia Pública dos três processos (Virtudes, non culto e Escritos)”, de acordo com a informação. “Sendo necessário completar aquele processo com os elementos requeridos pelas novas normas para a instrução dos processos de canonização, incluindo uma Comissão de Peritos em História, a 12 de setembro de 2009, o então Cardeal-Patriarca D. José Policarpo nomeou um novo Tribunal e Comissão Histórica para darem seguimento ao requerido”, acrescenta a nota.

Entre março e maio de 2011, “foram ouvidos os testemunhos sobre as virtudes heroicas do Servo de Deus” e, “depois de exaustivo trabalho”, a Comissão Histórica –nomeada a 11 dezembro de 2018, pelo Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente – “entregou, no dia 1 de outubro de 2019, os documentos e a sua análise crítica”, refere ainda o comunicado, sublinhando que “a decisão do encerramento do processo pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa foi tomada após ouvir o Tribunal constituído para a causa e o Vice-Postulador”.

A OPINIÃO DE
P. Manuel Barbosa, scj
Durante quatro dias antes do Carnaval, costuma realizar-se anualmente em Fátima a Semana de Estudos...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Nestes tempos em que o início da Quaresma coincide com um estranho confinamento, explicado por uma pandemia...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES