Lisboa |
Formação online e gratuita com mais de 300 participantes
O convite a descobrir o Evangelho de São Marcos
<<
1/
>>
Imagem

Percorrer um itinerário de leitura do Evangelho de Marcos, o evangelista deste ano litúrgico. É esta a proposta do Patriarcado de Lisboa, através do novo curso online ‘À Descoberta do Evangelho de São Marcos’, que teve início no passado dia 28 de fevereiro, de forma gratuita e aberto a todos, e que conta já com mais de 300 participantes.

“Cada capítulo fica disponível na plataforma às segundas-feiras, e o participante pode frequentar esses conteúdos de forma livre, quando quiser, quando puder e como puder. Além disso, as inscrições vão permanecer sempre abertas, pelo que aqueles que começarem mais tarde, podem já aceder aos conteúdos que foram abertos, entretanto”, salienta um comunicado, a propósito desta formação promovida pelo Centro de Formação a Distância, do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, com o apoio da Sociedade Bíblica.

“Com esta formação queremos proporcionar a todos um guião de leitura do Evangelho; despertar o interesse dos nossos fiéis para a leitura da Bíblia e dos Evangelhos; assim como, apontar os traços característicos essenciais deste autor que nos guia na liturgia deste Ano B”, frisa a nota. Esta formação online pretende ainda ajudar a “viver melhor este tempo, e acima de tudo, esta Quaresma, assim como a Páscoa da Ressurreição que se aproxima”.

 

Cinco semanas

O curso ‘À Descoberta do Evangelho de São Marcos’ decorre durante as próximas cinco semanas, com o seguinte programa e intervenções: 1º Capítulo – ‘Marcos: o autor, o seu texto e o seu contexto’, padre Tiago Roque (28/fev - já disponível); 2º Capítulo – ‘A preparação e o ministério de Jesus na Galileia’, padre César Silva (8/mar); 3º Capítulo – ‘Do primeiro anúncio da Paixão até Jerusalém’, padre Ricardo Freire (15/mar); 4º Capítulo – ‘A Paixão e a Ressurreição de Jesus’, padre David Palatino (22/mar); 5º Capítulo – ‘Conclusão: O Evangelho de Marcos’, D. António Couto (29/mar).

Para se inscrever, é necessário criar uma conta na Plataforma Moodle do IDFC (sem custos), através do nome e do email. “Depois, basta aceder ao curso e fica inscrito de forma automática”, informa o texto, sublinhando que “quem já tem conta na plataforma Moodle do IDFC, para se inscrever basta aceder ao curso”.

Esta formação, refira-se, vem na sequência de outras propostas formativas gratuitas e abertas a todos, como os cursos ‘À Descoberta do Evangelho de São Mateus’ e ‘Os Atos dos Apóstolos’, ambos disponíveis na mesma plataforma.

 

Informações: https://idfc.patriarcado-lisboa.pt/moodle/

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Se há característica que identifica o Cristianismo e os Cristãos, desde há 2000 anos, é o seu interesse pela vida Pública.
ver [+]

Tony Neves
O Papa Francisco, na Mensagem para o Dia Mundial da Paz, apresenta os três caminhos que conduzem à...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES