Lisboa |
CEP assinala um ano da encíclica ‘Fratelli tutti’
“Mundo mais justo e mais fraterno”
<<
1/
>>
Imagem

No primeiro aniversário da ‘Fratelli tutti’, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) agradeceu ao Papa Francisco a encíclica sobre a fraternidade e a amizade social.

“Ao longo deste ano em que continuámos a experimentar os efeitos de uma pandemia, o seu convite iluminou o nosso caminho: convite à esperança e convite à universalidade. Queremos manifestar hoje, um ano volvido, o nosso agradecimento ao Papa Francisco por esta sua encíclica e também pela ‘Laudato si’’, sobre o cuidado da Casa Comum (2015) – as suas duas encíclicas sociais – que refletem o seu dinamismo e a sua determinação na construção de um mundo mais justo e mais fraterno”, aponta uma breve nota da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a propósito do primeiro aniversário da encíclica ‘Fratelli tutti’, publicada no dia 3 de outubro.

 

Orientações da CEP

Entraram em vigor, a 1 de outubro, as novas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a vida pastoral da Igreja, intituladas ‘Liberdade responsável no Culto e nas atividades pastorais’, que revogam as de 8 de maio de 2020. No documento, disponível em www.conferenciaepiscopal.pt, mantém-se “o apelo a um comportamento responsável”. Sobre as Missas, “é tempo de ir retomando uma maior participação dos fiéis, abrandando de forma ponderada os distanciamentos e os limites impostos à lotação das nossas igrejas”, sendo que as “medidas de proteção – higienização das mãos e uso da máscara – devem manter-se”. Na “celebração dos demais Sacramentos, Sacramentais e Exéquias cristãs, deverão retomar-se as prescrições dos livros litúrgicos”.

A OPINIÃO DE
P. Manuel Barbosa, scj
1. Estamos em plena fase diocesana do processo sinodal, que vai até ao verão de 2022. Importa recordar...
ver [+]

António Bagão Félix
Há uns dias, deparei com um belo texto do sacerdote e teólogo italiano Ermes Ronchi. A certa altura,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES