Domingo
À procura da Palavra
Que luz para as nossas ruas?
Sempre foi uma tradição lisboeta ir ver as luzes de Natal à Baixa e a outras ruas que se iluminam em Dezembro. Percorro-as também e invade-me, aos poucos, uma tristeza. Há luzes e muitas luzes, bolas e figuras geométricas, fachadas com faixas de alto...
ver [+]
À procura da Palavra
Espera e urgência
Entramos discretamente, sem fogo-de-artifício nem badaladas, num novo ciclo litúrgico. Que não é, como dizia um pequenito, a bicicleta do senhor Prior, mas um ano novo para todos os cristãos. Aqueles que vivemos a alegria de celebrar no tempo a vinda...
ver [+]
À procura da Palavra
Realeza que realiza
Contam algumas pessoas, que na Igreja de S. Domingos da Baixa de Lisboa, existia, antes do incêndio de 1959, uma imagem de Cristo-Rei, num trono, de coroa e ceptro na mão, de cabelos longos e ondulados, qual Luís XIV no seu maior esplendor! Certamente...
ver [+]
À procura da Palavra
Depois do fim, a primavera
O fim da vida, do mundo, das coisas assusta-nos. A consciência de finitude, de perdas sucessivas, da morte como fim, mas também de uma esperança ainda, é descrita de forma poética num belíssimo conto de Sophia de Mello Breyner Andresen que tem por título “A viagem”.
ver [+]
À procura da Palavra
O que sobra, ou tudo?
Costumamos dizer que o importante não é a quantidade, mas a qualidade. E é verdade, principalmente quando os frutos são poucos, mas até são saborosos, ou a produção em massa acaba por desvalorizar o produto. Em contraponto, o evangelho e a primeira...
ver [+]
À procura da Palavra
De que é feito o amor?
Quando ouvimos pela primeira vez a palavra “amor”? E ela resumiu tudo o que ainda não tinha nome mas já enchia a nossa vida de graça e ternura? Palavra pequena para tal grandeza, e sem dúvida a primeira e mais importante. Não é verdade que...
ver [+]
À procura da Palavra
Vê e vai
Ver é não deixar ficar tudo na mesma. O maravilhamento da beleza ou um retrato do horrível movimentam a alma, abrem caminhos. Ver é comprometer-se. No primeiro relato bíblico da Criação, diz o autor, por sete vezes, que “Deus viu” como tudo era bom.
ver [+]
À procura da Palavra
A glória de servir
O contraste não podia ser maior. Jesus e os discípulos, em movimento para Jerusalém, meta de sofrimento e morte, já três vezes anunciada por Jesus, e eles, surdos às suas palavras, sonhando com toda a glória e poder que esperavam do triunfo do Messias.
ver [+]
À procura da Palavra
Fazer e ser
Nascemos inquietos e curiosos, ansiosos por conhecer e por fazer. As nossas mãos esticam-se no desejo de tocar, de agarrar, de moldar, de dar. Talvez a mão estendida de Adão, que Miguel Ângelo pintou no tecto da Capela Sistina, tenha recebido de Deus, com a vida, o mesmo desejo de criar.
ver [+]
À procura da Palavra
O amor é um caminho...
“... Que se percorre até ao fim”, canta um refrão sul americano. E o caminho torna-se mais importante que o próprio fim, na descoberta da alegria vivida com alguém. Contra a solidão e o egoísmo, o relato bíblico da criação sublinha a vocação comunitária do homem e da mulher.
ver [+]
À procura da Palavra
Por nós e para nós?
Ainda bem que Deus não cobra à humanidade os “direitos de autor” de tudo o que é bom, belo e verdadeiro. Pelo contrário, fez-nos co-criadores de todos os milagres da vida, cuidadores daqueles que não dependem de nós e responsáveis por aqueles que só nós podemos fazer.
ver [+]
À procura da Palavra
No centro
Em qualquer programa escolar estabelecem-se os conhecimentos fundamentais a adquirir e o modo de os ensinar. Podemos ver o itinerário de Jesus com os discípulos pela Galileia, como uma verdadeira escola. Feita de caminho, onde a “matéria” é dita, e de casa, onde é aprofundada.
ver [+]
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES